Rio LGBTQIA+ 2021 live no @riolgbtqia

O Rio Festival de Cinema LGBTQIA+ (Rio LGBTQIA+) completa 10 anos, e durante onze dias, de 8 a 18 de julho de 2021, o festival transmitirá no instagram @riolgbtqia: 81 filmes brasileiros e internacionais da Alemanha, Argentina, Bélgica, Canadá, Espanha, EUA, França, Índia, Israel, México, Paraguai, Peru, Portugal, Reino Unido e Suécia. São 11 longas, 2 médias e 68 curtas-metragens. Lives de encontros e palestras completam a programação do festival. Devido a pandemia, a programação completa acontecerá online e ao vivo.

Filmes sobre histórias trans se destacam na programação de longas do festival 2021 e três deles são brasileiros: Aconchego da tua Mãe de Adam Golub, que acompanha a luta da ativista e política trans, Indianara Siqueira, mãe de uma casa de acolhimento LGBTQIA+ em vulnerabilidade social no Rio de Janeiro, que se chama Casa Nem. Limiar, o documentário autobiográfico, que foi realizado por uma mãe que acompanha a transição de gênero do seu filho adolescente. E o filme Diga Meu Nome que conta a história de duas mulheres trans brasileiras na luta pelo direito a ter o nome e o gênero com o qual se identificam em todos os documentos oficiais.

Já os internacionais, destaque para o Canela (Argentina) de Cecilia del Valle, que narra o parêntese na vida de Canela, uma mulher trans, arquiteta, que está dividida entre fazer a cirurgia de redesignação ou não. A co-produção EUA, Reino Unido e India, Transfinite de Neelu Bhuman, uma ficção científica composta por sete contos mágicos realistas onde pessoas trans e queer sobrenaturais de várias culturas usam seus poderes para proteger, amar, ensinar, lutar e prosperar. E o filme de abertura do festival 2021, Transkids de Hilla Medalia, que mostra adolescentes israelenses que passam pelo processo de redesignação de gênero para salvar suas vidas.

Os curtas-metragens serão transmitidos no @riolgbtqia em programas: Curtas Brasileiros (4 programas), Curtas Internacionais (3 programas) e em duas mostras especiais, Div.A - Diversidade em Animaçào e Horror Queer Rio. A mostra Div.A exibirá uma seleção de curtas de animação LGBTQIA+ atuais que estão sendo premiadas em diversos festivais no Brasil e no exterior. E prepare-se para a Horror Queer Rio, a mostra internacional de filmes de terror do festival. Muitos sustos, vampiros, criaturas macabras e sangue. Alguns diretores apresentarão seus filmes no início das transmissões online.

O Júri oficial do festival e o público, decidirão quais serão os filmes premiados que receberão o troféu Prêmio Jacob Cristopher. Os curtas brasileiros também concorrem aos prêmios do CTAv - Centro Técnico Audiovisual e da Naymovie. O troféu Prêmio Jacob Cristopher confere homenagem a Jacob, bebê intersexo que se tornou "divisor de águas" nos cuidados em saúde de bebês intersexos e conferiu visibilidade ao questionamento de vários direitos negados a esses bebês.

Paralelo a programação de filmes serão realizados lives de encontros e palestras, também no @riolgbtqia: Crianças e adolescentes trans, Histórias infantis LGBTQIA+, Jacob Cristopher - bebê intersexo, Literatura infantil LGBTQIA+, Documentário Amiel - Intersexualidade na TV, Intersexos no cinema, Animação LGBTQIA+, Cinema LGBTQIA+ no Brasil e Portugal, Ao redor de "The Celluloid Closet": legado e memória, Bissexualidade no cinema, Pipocace & aronéfilos, e a Palestra: Criação independente de séries digitais LGBTQIA+.

Orgulho LGBTQIA+, hoje e sempre!

Cartaz do festival 2021
Ilustração por Lisa Tulin/ Lasse Persson

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 
Asssessoria de imprensa
Baixe o release completo e/ou resumido do festival 2021:
RELEASE COMPLETO.pdf
RELEASE RESUMIDO.pdf

Outras informações, imagens e fotos, por favor, fale no contato@riofgsc.com.br
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -  

10º RIO FESTIVAL DE CINEMA LGBTQIA+ 2021
8 a 18 de julho de 2021. ONLINE
Rio de Janeiro - Brasil
//
10th RIO LGBTQIA+ FILM FESTIVAL 2021
July 8 to 18, 2021. ONLINE
Rio de Janeiro - Brazil

Edições anteriores do Festival // Previous editions of the Festival
2020 2018 - 2017 - 2016 - 2015 - 2014 - 2013 - 2012 - 2011 

riofgsc.com.br ©2021
contato@riofgsc.com.br

Develop your own site with Mobirise