10º Rio LGBTQIA+

O Rio Festival de Cinema LGBTQIA+ completa 10 anos em 2021, e durante onze dias, de 8 a 18 de julho de 2021, o festival transmitirá online 81 filmes nacionais e internacionais da Alemanha, Argentina, Bélgica, Canadá , Espanha, EUA, França, Índia, Israel, México, Paraguai, Peru, Portugal, Reino Unido e Suécia. São 11 longas, 2 médias e 68 curtas-metragens. Encontros e palestras completam a programação do festival.

Filmes sobre histórias trans se destacam na programação de longas do festival 2021 e três deles são brasileiros: Aconchego da tua Mãe de Adam Golub, que acompanha a luta da ativista e política trans, Indianara Siqueira, mãe de uma casa de acolhimento LGBTI+ em vulnerabilidade social no Rio de Janeiro, que se chama Casa Nem. Limiar, o documentário autobiográfico, que foi realizado por uma mãe que acompanha a transição de gênero do seu filho adolescente. E o filme Diga Meu Nome que conta a história de duas mulheres trans brasileiras na luta pelo direito a ter o nome e o gênero com o qual se identificam em todos os documentos oficiais.

Já os internacionais, destaque para o Canela (Argentina) de Cecilia del Valle, que narra o parêntese na vida de Canela, uma mulher trans, arquiteta, que está dividida entre fazer a cirurgia de redesignação ou não. A co-produção EUA, Reino Unido e India, Transfinite de Neelu Bhuman, uma ficção científica composta por sete contos mágicos realistas onde pessoas trans e queer sobrenaturais de várias culturas usam seus poderes para proteger, amar, ensinar, lutar e prosperar. E o filme de abertura do festival 2021, Transkids de Hilla Medalia, que mostra adolescentes israelenses que passam pelo processo de redesignação de gênero para salvar suas vidas.

Cartaz do festival 2021
Ilustração por Lisa Tulin/ Lasse Persson

Os curtas-metragens serão transmitidos nos programas: Curtas Brasileiros (4 programas), Curtas Internacionais (3 programas) e em duas mostras especiais, Div.A e Horror Queer Rio. A mostra Div.A - Diversidade em Animação exibirá uma seleção de curtas de animação LGBTQIA+ atuais que estão sendo premiadas em diversos festivais no Brasil e no exterior. E prepare-se para a Horror Queer Rio, a mostra internacional de filmes de terror do festival. Muitos sustos, vampiros, criaturas macabras e sangue. Alguns diretores apresentação seus filmes no início das transmissões online.

O Júri oficial do festival e o público, decidirão quais serão os filmes premiados desta edição que receberão o troféu Prêmio Jacob Cristopher. Os curtas brasileiros também concorrem aos prêmios do CTAv - Centro Técnico Audiovisual e da Naymovie. O troféu Prêmio Jacob Cristopher confere homenagem a Jacob Cristopher, bebê intersexo que se tornou "divisor de águas" nos cuidados em saúde de bebês intersexos e conferiu visibilidade ao questionamento de vários direitos negados a esses bebês. 

Paralelo a programação de filmes serão realizados lives de encontros e palestras sobre crianças trans, histórias infantis, Jacob Cristopher - bebê intersexo, Documentário Amiel - Intersexualidade na TV, intersexo no cinema, cinema de animação, criação independente de séries digitais, bissexualidade no cinema, pipocace & aronéfilos e um encontro de eventos de cinema dedicado aos realizadores de filmes.

Vamos celebrar online, todo o nosso amor pelo cinema LGBTQIA+

10º RIO FESTIVAL DE CINEMA LGBTQIA+ 2021
8 a 18 de julho de 2021. ONLINE
Rio de Janeiro - Brasil
//
10th RIO LGBTQIA+ FILM FESTIVAL 2021
July 8 to 18, 2021. ONLINE
Rio de Janeiro - Brazil

Edições anteriores do Festival // Previous editions of the Festival
2020 2018 - 2017 - 2016 - 2015 - 2014 - 2013 - 2012 - 2011 

riofgsc.com.br ©2021
contato@riofgsc.com.br

Develop a web page with Mobirise